Perguntas & Respostas

Aqui você encontra as perguntas e respostas mais comuns sobre a nossa padaria artesanal, sobre o processo de fermentação natural, sobre o glúten, tipos de farinha, como armazenar seus pães adequadamente, como degustá-los da melhor maneira e muito mais.

 

Você também encontrará perguntas e respostas adicionais sobre o processo de comercialização dos nossos produtos, como comprar e pagar, o processo de entrega, de forma a garantir a sua disponibilidade em sua casa sempre que você desejar.

A NANI VIANA

- Custo - por ser uma padaria artesanal, os produtos da Nani Viana são mais caros?

Toda produção em pequena escala, feita artesanalmente e com matéria prima de ótima qualidade tem custos maiores do que uma produção industrial feita em larga escala. Entretanto, esse pequeno valor adicional pago pelo cliente é mais do que recompensado pela qualidade dos produtos e pelo atendimento personalizado que a Nani Viana oferece.

- Virtual - por que a Nani Viana é uma padaria virtual?

Nossa padaria é virtual porque não possuimos loja física, ou seja, não temos um endereço onde comercializamos nossos   produtos. Como já foi dito, nossa produção é caseira e artesanal, em pequena escala.

ENTREGA E PAGAMENTO

- Entrega - como é feita a entrega dos pedidos?

No dia e hora marcada uma pessoa credenciada irá até a sua casa para efetuar a entrega. Assim, é importante que você ou alguém de sua confiança esteja em casa para receber o seu pedido, conferir e efetuar o pagamento se este não já tiver sido feito via transferência bancária. Também é possível que você mesmo faça a retirada do seu pedido no nosso endereço, desde que isso seja combinado previamente. Neste caso, você economizará a taxa de etrega.

- Imprevistos - como proceder se no dia e hora marcados houver problema para a entrega ou houver divergência?

A grande maioria dos nossos produtos é feito por encomenda. Claro que, muito eventualmente, algo inesperado pode acontecer e, nesse caso, pedimos que você entre em contato conosco nos avisando do imprevisto o mais rápido possível e, assim, possamos reprogramar sua entrega.

No caso da Nani Viana, sempre nos esforçamos ao máximo para cumprir com os nossos compromissos. Entretanto, fatos que independem da nossa vontade podem acontecer (falta de luz, de água, greves, manifestações, etc.), atrapalhando a nossa programação normal ou até mesmo impedindo que possamos cumprir com a entrega. Nesses casos, que imaginamos sejam muito raros, tentaremos lhe contactar pelos canais disponíveis, se possível com alguma antecedência, para ajustar uma maneira de contornar o problema e reprogramar a entrega.

Caso haja divergência entre o seu pedido e que lhe está sendo entregue, explique a divergência ao entregador e devolva a ele os produtos que estejam em desacordo com o seu pedido. Tentaremos sanar o problema o mais rapidamente possível, afinal, o nosso objetivo é que você esteja sempre satisfeito conosco.

- Pagamentos - por que os pagamentos somente podem ser feitos em dinheiro ou transferência bancária?

Por enquanto, por questões operacionais, não estamos trabalhando com cartões de crédito. É por isso que os pagamentos devem ser feitos exclusivamente em dinheiro ou via transferência bancária. No caso de pagamento em dinheiro, solicitamos a gentileza de reservar o valor exato a pagar pois não podemos garantir a disponibilidade de troco. No caso de transferência bancária, lhe informaremos banco, conta e valor a depositar.

- Parcelamento - posso fazer um pedido único para entregas parceladas?

Claro que sim! Você pode receber, com a periodicidade que escolher, um ou mais produtos dentre os que produzimos, assim não precisa ficar repetindo seus pedidos semanalmente, por exemplo. É importante lembrar que cada entrega tem um custo e que muitos produtos podem ser congelados sem perderem suas características originais, o que evitaria o parcelamento da entrega e o consequente pagamento das respectivas taxas de entrega. Você pode efetuar o pagamento de todo o pedido de uma só vez ou ir pagando à medida que as entregas sejam feitas. Caso você, ao longo do período desista de continuar recebendo os ítens do pedido, basta nos avisar antes da última entrega que suspenderemos o pedido e as entregas futuras (mas não a entrega logo posterior ao seu aviso) e lhe restituiremos o saldo eventualmente remanecente.

- Taxa de entrega - é cobrada uma taxa de entrega?

Para que o produto chegue ao seu endereço no dia e hora marcada é preciso que uma pessoa efetue a entrega e essa pessoa é remunerada para isso. Assim, é cobrada uma taxa de entrega e o valor da taxa varia de acordo com o bairro da cidade onde será feita a entrega. Para saber o valor correspondente ao seu bairro, consulte a TABELA DE TAXAS DE ENTREGA. Lembre-se, quanto maior for o valor do seu pedido, mais diluída fica a taxa de entrega. Para pedidos a serem atendidos em uma única entrega com valor igual ou acima de R$150 a entrega é grátis!

- Valores - Onde posso consultar o valor dos produtos e o valor da taxa de entrega?

Na página NOSSOS PRODUTOS apresentamos ao final da descrição de cada ítem o respectivo valor. Já a taxa de entrega, por bairro, pode ser consultada na página COMO E ONDE COMPRAR. Verifique o valor de cada ítem antes de fazer o seu pedido. Lembre-se, quanto mais produtos comprar mais diluída fica a taxa de entrega, sendo que, para pedidos de valor acima de R$150, com entrega única, a taxa de entrega é grátis!

 

 

QUALIDADE & SAÚDE

- Artesanal - A produção da Nani Viana é artesanal e seus produtos são saudáveis?

 

Nossos produtos são feitos artesanalmente. Por isso, mesmo mantendo um excelente nível de qualidade, sempre haverão pequenas diferença de um lote para outro e  de uma dia para outro de produção. A qualidade, entretanto, será sempre a mesma. Essas pequenas diferenças são um bom indicativo de que nossos produtos são realmente feitos artesanalmente. Além disso, faz parte da nossa missão oferecer produtos saudáveis, isentos de conservantes, corantes ou outros agentes químicos nocivos à saude dos nossos clientes. Também recomendamos que nossos clientes mantenham uma dieta equilibrada como forma de manterem uma boa saúde. Assim, convidamos você a degustar os produtos do nosso variado cardápio sem, contudo, incorrer em exageros que possam afetar negativamente a sua saúde.

- Alergia - tenho alergia ou intolerância a um ou mais ingredientes presentes em um produto, o que fazer?

Se você é alérgico a um ou mais ingredientes de uma receita você não pode consumir esse produto. Se você é apenas intolerante a algum ingrediente, também deve evitar esse produto. Procure, dentre os nossos inúmeros produtos aqueles que não contenham ingredientes que lhe façam algum mal. Para lhe ajudar nesse processo, na descrição de cada ítem disponível no nosso cardápio, relacionamos os ingredientes que são utilizados no seu preparo. Mas, atenção: o nosso ambiente de produção não é isento de contaminacões cruzadas, ou seja, mesmo um produto que não leve um ingrediente ao qual você seja alérgico ou intolerante, pode conter traços desse ingrediente no produto final, o que pode significar que, mesmo sem o ingrediente ao qual você é alérgico ou intolerante, o produto pode lhe fazer mal. Lembre-se, não nos responsabilizamos pelo consumo de produtos e problemas deles decorrentes que, em sua composição, apresentem ingredientes aos quais você seja alérgico ou tenha intolerância.

- Crocância - por que os pães salgados não mantém a crocância da hora em que foram feitos?

Para readquirir a crocância original, os pães salgados devem retornar ao forno antes de serem consumidos. A perda de crocância é um fenômeno natural e ocorre devido a liberação espontânea da umidade presente no miolo do pão, que migra para a superfície ou seja, para a casca. Também, quando expostos ao ambiente, a casca absorve a umidade presente no ar. Faça seu pão, inteiro ou em pedaços, retornar ao forno, controlando o processo para que fique no ponto desejado.

- Fermentação - o que significa fermentação natural e qual a diferença para outros tipos de fermentação do pão?

Antigamente, quando não existiam os fermentos industrializados, os padeiros reservavam uma pequena parte da massa levedada de um dia para fazer o pão do dia seguinte. Esse era um processo contínuo e, assim, sempre existia fermento para fazer mais pão. O fermento natural ou levain (em francês), nada mais é do que uma cultura de bactérias e lactobacilos presentes no ar naturalmente e que se desenvolvem bem num ambiente de mistura de farinha de trigo e água. Desde a antiguidade, quando foi descoberto o processo de fermentação da farinha de trigo, os pães eram feitos a partir do fermento natural. Entretanto, embora propicie um processo de fermentação muito mais completo e complexo, o que deixa os pães feitos com fermento natural muito mais saudáveis, aromáticos, úmidos, saborosos e duráveis, a fermentação natural é muito mais demorada e, exatamente por isso, tem sido pouco utilizada na panificação, dando lugar aos fermentos industrializados que propiciam um processo de fermentação muito mais rápido, compatível com a necessidade de grandes volumes de produção da indústria. A depender do tipo de pão que esteja sendo produzido, a Nani Viana pode utilizar um ou outro tipo de fermento e isso é indicado na descrição dos pães na página NOSSOS PRODUTOS.

- Glúten - existe hoje em dia toda uma campanha contra o gúten. O que existe de verdade sobre isso?

A farinha de trigo e seus derivados já são consumidos pela humanidade há milhares de anos. O pão é, certamente, um dos alimentos elaborados mais antigos que o homem conhece. Assim, é um mito dizer que o glúten faz mal a saúde. Na verdade ele só faz mal para aquelas pessoas que possuem alergia ao glúten. Se você não é alérgico ao glúten pode, sim, consumir produtos derivados do trigo. Assim como muitos alimentos consumidos pelo homem, o trigo possui, dentre outros nutrientes como proteínas, vitaminas e sais minerais, uma grande quantidade de carboidrato e é nesse ponto que as pessoas devem ficar atentas para não exagerarem no consumo. Procure adotar uma alimentação equilibrada e balanceada como forma de manter o peso corporal em níveis adequados e desfrutar de uma vida saudável!

- Orgânicos - a Nani Viana utiliza farinha de trigo orgânica na produção dos seus pães e demais produtos?

No Brasil e particularmente na Bahia, a oferta de produtos orgânicos e integrais é limitada, irregular além de absurdamente cara quando encontrado o que, muitas vezes, impossibilita a garantia do seu uso. Entretanto, podemos assegurar que os nossos produtos são isentos de aditivos, corantes, conservantes e outros químicos.

- Personalizando - como faço para personalizar o meu pedido?

Para produtos de panificação você pode solicitar a redução do teor de sódio da receita. Normalmente os pães apresentam uma taxa de até 2% (dois por cento) de sódio em relação à quantidade de farinha utilizada para elaborar o pão. Isso significa que, para um pão que leve 500 g de farinha de trigo, poderiam ser utilizadas até 10 gramas de sal. Embora o sal contribua significativamente para o sabor e qualidade do pão, é possível ter-se um pão de boa qualidade com 1,5% ou até mesmo 1% de sal. Você também pode solicitar a subtituição de até 20% da farinha branca (para os pães feitos com farinha branca), por farinha integral. Infelizmente a alteração da quantidade e qualidade dos demais ingredientes pode trazer alterações mais significativas sobre os resultados e por isso não podemos modificá-las. Então, lembre-se, se você desejar reduzir o teor de sódio do seu pão ou o teor de farinha branca, solicite isso por ocasião do seu pedido.

- Químicos - qual a diferença da Nani Viana em relação às padarias comuns?

As padarias comuns utilizam uma série de aditivos e outros produtos químicos para produzirem um pão mais volumoso e crocante. Assim, esses pães escondem, por trás da sua apresentação mais vistosa, uma série de ingredientes que podem ser prejudiciais à sua saúde. Como o pão é um item frequente em nossa alimentação, imagine ingerir aditivos e químicos todos os dias? A nossa proposta é produzir pães e outros produtos isentos desses aditivos, com prioridade para o uso de farinhas de primeira qualidade, permitindo a você e sua família desfrutarem de excelentes sabores sem por em risco a saúde.

 

VALIDADE E CONSERVAÇÃO

- Bolor - depois de alguns dias fora da geladeira meu pão e/ou bolo apresentaram pontos de bolor, posso consumí-los?

Se conservados adequadamente, pães e bolos podem ter uma longa duração. Entretanto, pontos de bolor significam que seu pão ou bolo já está contaminado e não deve ser mais consumido em hipótese alguma. Descarte todo o pão ou bolo, inclusive algum que esteja compartilhando a mesma embalagem, ainda que não apresente pontos visíveis de bolor. Para aumentar a durabilidade do seu pão ou bolo mantenha-o na geladeira ou, se para um prazo maior, no freezer, sempre dentro de sacos ou recipientes plásticos para alimentos e bem fechados.

- Embalagens - como são embalados os produtos e como os receberei?

Cada produto possui uma embalagem apropriada de acordo com suas características. Produtos secos como pães, biscoitos, massas e cookies geralmente são embalados em sacos de papel, plástico ou celofane. Produtos como bolos e muffins são acondicionados em embalágens plásticas que impeçam que os mesmos sejam amassados. Produtos como doces e geleias são acondicionados em potes de vidro. Já os salgados são acondicionados em bandejas plásticas cobertas. Dependendo da quantidade de ítens do pedido, alguns produtos poderão ser entregues reunidos em uma embalagem maior mas, cada um, em sua embalagem.

 

- Resfriamento - posso refrigerar ou congelar meus pães e bolos?

Se você não pretende consumir seus pães e bolos em 1 ou 2 dias, refrigerá-los ou congelá-los pode ser uma boa ideia. Para refrigerá-los basta mantê-los no refrigerador, acondicionados no recipiente plástico original, consumindo-os preferencialmente em até 7 dias. Já para congelar seus pães e bolos, depois de completamente frios, coloque-os num saco plástico fechado e apropriado para alimentos ou vasilhame (no caso dos bolos), retirando o máximo do ar interior, e leve-os ao congelador. Para pães grandes, antes de congelá-los, divida-os em pedaços, de acordo com as suas necessidades, e leve-os ao freezer. Nesse caso sua validade será de até 3 meses. Para descongelá-los, retire-os do freezer com pelo menos meia hora de antecedência e aguarde que descongelem naturalmente. O uso do microondas para o descongelamento de pães e bolos não é recomendável e este somente deve ser usado em caso de muita necessidade. O descongelamento de pães e bolos em microondas pode resultar em um produto sêco e duro, portanto, não submeta-os a mais que alguns poucos segundos caso precise descongelá-los no microondas. Vale lembrar que os pães feitos pelo processo de fermentação natural possuem uma durabilidade maior, mesmo fora da geladeira, ou seja, mantêm suas características e qualidade por 4 ou 5 dias.

- Validade - qual a validade dos produtos?

Em muitos produtos a data da validade aparece na embalagem, exceto produtos de panificação e bolos, cuja validade depende da forma de armazenamento. Em geral os pães e bolos, fora de refrigeração, devem ser consumidos em até 3 dias. Se refrigerados, em até 7 dias. Se congelados, em até 3 meses. Já os salgados e doces não envasados, se não forem refrigerados ou congelados, devem ser consumidos no mesmo dia da entrega, ou seja, o mais rapidamente possível. Refrigerados ou congelados, duram 7 dias ou 3 meses, respectivamente.

Fale com a Nani Viana Padaria Artesanal - email: contatonaniviana@gmail.com - tel / whats_app: 71-99957-2705

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo desse site sem o expresso consentimento da

Nani Viana Padaria Artesanal.